Os nossos alunos são como águias que se preparam para voar. Há apenas um pequeno problema: querem voar antes do tempo. É isso que nos aflige e acaba gerando um problema que nos preocupa e nos angustia: a indisciplina. Eis o motivo que nos levou ao tema do nosso projeto de pesquisa.
A maioria dos nossos alunos pertence à classe médio-baixa, possui família bem estruturada e anseia um futuro brilhante e com sucesso, porém muitos não vêm na educação o caminho para chegar a esse futuro. Mas também temos alunos com grandes problemas familiares, que nem cabe registrá-los aqui, porém esses também sonham com um futuro melhor. Os 580 alunos da nossa escola são residentes da zona rural, dos bairros e do centro do distrito.
80% dos alunos estudam no período diurno e 20% no período noturno. Desses 20%, 80% prestam serviços e ganham menos que um salário mínimo, portanto pertencente à classe baixa e enfrentam dificuldades para prosseguir os estudos, mas estamos sempre procurando fórmulas mágicas para preservá-los na escola e tentar mostrar que a educação é o caminho para uma melhor qualidade de vida.
A grande maioria dos nossos alunos é apaixonada por futebol e pratica o futsal porque o precário campo que temos por aqui é de difícil acesso. Eles sempre promovem torneios em outras cidades circunvizinhas e , aqui pra nós, jogam muito bem, tanto os homens quanto as mulheres. Quanto ao lazer, “somos pobres dêmarré”, não temos nenhuma atividade de lazer nem culturais, a não ser as promovidas pela escola nas datas comemorativas ou culminâncias dos nossos projetos. Quanto às crenças religiosas, podemos dizer que 95% ou mais dos nossos alunos são católicos e uma grande minoria pertence a outras religiões, como a Congregação Cristã e Assembleia de Deus.
Aqui, como em tantas outras escolas, a maior dificuldade apresentada pelos nossos alunos é na leitura e interpretação de textos. Por isso sempre trabalhamos com projetos tendo como base a leitura e, aos poucos tentaremos conquistá-los a ler, não por obrigação, mas por e com prazer.
Com as características que a nossa clientela apresenta, sentimos que uma pequena percentagem pretende cursar o Ensino Superior e sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e não absorve, formalmente ,os que apenas concluem o Ensino Médio. Então, é necessário que as necessidades desta clientela sejam atendidas da melhor forma possível, oferecendo, através das disciplinas da matriz curricular, uma formação geral que possibilite os nossos alunos saírem do Ensino Médio com habilidades essenciais para enfrentar os desafios do mundo atual, conquistando assim a sua cidadania.